terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sessão livros

        A leitura desempenha um papel importante na formação dos professores e do ser humano em geral, ela auxilia na compreensão de determinados assuntos e da possibilidade do leitor elaborar seu conhecimento, além de muitas vezes torna-lo sensível a algumas temáticas.
     É através da leitura que o leitor tem a oportunidade de conhecer determinados pontos de vista, por isso Incentivamos a leitura de alguns livros que retratam a deficiência e a inclusão.

Livros indicados
·                         Do Outro Lado Do Sol - Kátia Yuriko Ito- (O Nome Da Rosa)
 Aos 19 anos, Kátia foi vítima de um angioma cerebral, que danificou seriamente o      lado direito de seu cérebro. Ela esqueceu sua história pessoal, desaprendeu a ler, escrever e raciocinar. O livro é uma lição de vida.
Disponível para compra em:

·                         Conversando sobre Deficiências - Jenny Bryan- (Moderna).
 Este é um livreto com linguagem muito simples, ideal para levar a realidade das pessoas com deficiência para a sociedade, pois reforça o sentido da diferença, não da incapacidade.

·                         É Perguntando Que Se Aprende - a inclusão das pessoas com deficiência - Instituto Paradigma- (Áurea Editora).
É uma coletânea que aborda a legislação básica na área da deficiência, com respostas de especialistas nas diversas áreas que envolvem as questões sobre pessoas com deficiência e seus direitos.
Disponível em: http://feiraacesso.com.br/PDF/perguntando_que_se_aprende.pdf  

·                         Aprendendo sobre deficiência mental: um programa para crianças - Solange Leme Ferreira - (Memnon).
Este livro contém propostas para o momento em que se organiza a inclusão         de alunos especiais em escolas regulares.

·                         Deficiência mental da superstição a ciência – lsaías Pessotti. –(São Paulo T. A. Queiroz Ed. Da Universidade de São Paulo).
É apresenta neste livro a evolução do conceito de deficiência mental desde a antiguidade até a conquista do conhecimento sobre a deficiência intelectual e a educação especial no século XX.
Livros indicados para sessão Infantil.
·                         Júlia e seus amigos - Lia Crespo - (Nova Alexandria).
Recomendado para crianças de 7 a 10 anos, conta a história de uma menina com deficiência que, depois de ter estudado numa escola especial, começa o ano letivo numa escola inclusiva. A história relata a aventura que essa mudança representa na vida de Júlia, uma menina inteligente e alegre. De forma lúdica, fala de medos e amizades.
·                         Meu Amigo Down - Coletânea: em casa; na rua; na escola - Claudia Werneck/Ilustrações Ana Paula - (WVA).
 A coleção contém três histórias narradas por um menino que não entende bem por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações delicadas no dia-a-dia. Estes livros são recomendados pelo UNICEF e pela UNESCO.
·                         Um mundinho para todos - Ingrid Biesemeyer Bellinghausen - (DCL)

Essa leitura ensina as crianças a perceberem as diferenças que existem entre lugares, coisas e pessoas. Com texto e ilustrações em tinta e braile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário