terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Inclusão na escola comum: um desafio.


A inclusão escolar dos deficientes intelectuais é um grande desafio para as escolas e professores que não sabem como agir para ensinar esses alunos. Para que ocorra a inclusão, é necessário que o professor da sala comum e o professor da educação especial trabalhem em conjunto, compartilhando conhecimentos.
O conhecimento do professor da educação especial é um grande aliado ao se deparar com a entrada do aluno com deficiência intelectual. Porém, nem sempre existe este profissional no corpo docente da escola. Pesquisar, ler, informar-se sobre aspectos da deficiência intelectual também ajudará neste trabalho.
                   Além disso, é importante conhecer o aluno e suas características (dificuldades, facilidades, experiências anteriores, conhecimentos já adquiridos, etc.) para se pensar numa forma de trabalho com ele.


Referência:
VELTRONE, A. A. A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental. 125p. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

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