terça-feira, 22 de janeiro de 2013

História e Curiosidades


Afinal Deficiência Mental ou Deficiência Intelectual?

Como visto sobre a história das pessoas com deficiência, e o ganho de espaço social, em 2007 após muitos debates entre pesquisadores e organizações como a AAIDD (Associação Americana em Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento)  e OMS (Organização Mundial de Saúde), que o termo Deficiência/retardo Mental, deixou de ser utilizado, e passou a ser definido como Deficiência Intelectual.
          A mudança de terminologia implica em vários aspectos como: o termo utilizado torna-se menos ofensivo, considera a construção social da deficiência (ou seja, a deficiência deixa de ser atributo da pessoa e passa a considerar o tipo de suporte oferecido), revisão das práticas pedagógicas, considera o possível atendimento educacional, entre outros. 
 Assim a deficiência intelectual passa a ser definida como: “uma incapacidade caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizado, resolução de problemas) quanto no comportamento adaptativo, que cobre uma gama de habilidades sociais e práticas do dia a dia . Esta deficiência se origina antes da idade de 18”. (Shogren et al, 2010, p. 6).
Os comportamentos adaptativos são:
-  Habilidades conceituais -  linguagem  e alfabetização; dinheiro, tempo e conceito de número, e auto-direção.
 - Habilidades sociais - habilidades interpessoais,responsabilidade social, auto-estima, credulidade, ingenuidade (ou seja, cautela), resolução de problemas sociais, e a capacidade de seguir as regras, obedecer às leis, e evitar ser vítima
Habilidades práticas - atividades da vida diária (higiene pessoal), qualificação profissional, saúde, viagens / transporte, horários / rotina, segurança, uso de dinheiro, uso do telefone.

REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Maria Amélia: O Caminhar da Deficiência Intelectual e Classificação pelo Sistema de Suporte/Apoio;[1] UFSCar – São Carlos 2011.
PESSOTTI, Isaías. Deficiência mental: da superstição à ciência. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984.
Bases de Dados:
Site: Organização Mundial da Saúde. http://www.who.int/countries/bra/es/ acessado em Janeiro de 2013.
Site: Associação Americana em Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento http://www.aaidd.org/ acessado em Janeiro de 2013.


[1] Almeida, M.A. (No Prelo). O Caminhar da Deficiência Intelectual e Classificação pelo Sistema de Suporte/Apoio. IN: M. A. Almeida (ORG.) Deficiência Intelectual: Realidade e Ação. São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário