terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Já ouviu falar sobre co-ensino?


Co-ensino é o conceito de colaboração entre os profissionais no processo de inclusão, em resumo significa trabalhar junto.
Trabalhar em conjunto com outro professor pode oportunizar um crescimento pessoal e profissional a ambos. Podemos beneficiar também o aluno que assistido por mais de um profissional com conhecimentos que se completam poderá ter um melhor desenvolvimento e maior rendimento acadêmico.
Para que o co-ensino aconteça, mudança no papel dos professores da escola precisa acontecer. Dessa forma os professores precisam ter um espírito de equipe, confiança mutua e uma postura flexível respeitando sugestões e formas de trabalhar.
                   A paridade é algo essencial, pois ela não estabelece a hierarquia, mostrando que ambos os professores podem contribuir para o aprendizado do aluno.

Referências:

 ARGUELES, Maria E. HUGHES, Marie T. SCHUMM, Jeanne Shay. Co-Teaching: a Differente Approach to inclusion. Principal (Reston, Va.) 79 n. 4 48-50-1 Mr 2000

 CONDERMAN, G.; BRESNAHAN, V.; PEDERSEN, T. Common issues and practical solutions to co-teaching. In: ______. Purposeful co-teaching: real cases and effectives strategies. Corwin Press: Thousand Oaks, California. 2009. p. 19-35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário