Roteiros de Anamnese
Idade de Aplicação: criança em fase escolar.
População: pais ou responsáveis.
Forma de aplicação (individual ou em grupo): individual.
Objetivo: um roteiro sobre a caracterização de família e das crianças,
englobando também o desenvolvimento infantil e; o segundo roteiro de anamnese é
uma descrição inicial sobre o centro de interesse da criança, contendo questões
psicopedagógicas. De modo geral são instrumentos para avaliar a queixa e a
história de vida da criança.
Materiais utilizados: ficha com perguntas sobre a criança, sobre seu
nascimento, sobre os pais entre outras perguntas.
Atividade Instrumental de Vida Diária –
AIVD
População:crianças, jovens e adultos com dificuldades em AIVD.
Forma de aplicação (individual ou em grupo): individual.
Objetivo:avalia as atividades produtivas para fazer com que a criança seja
independente.
Materiais utilizados:uma ficha com os comportamentos a serem observados para
serem avaliados.
Entrevista Operativa centrada na
aprendizagem – EOCA
Autor: Jorge Visca.
População: crianças com dificuldades de conduta.
Idade de aplicação: criança em fase escolar.
Forma de aplicação ( individual ou em grupo): individual.
Objetivo:objetiva observar a conduta da criança como atitudes e ansiedades.
Materiais utilizados: uma caixa repleta com utensílios do cotidiano da crianças
e que ela gosta e uma ficha para o avaliador preencher.
Teste de Desempenho Escola – TDE
Autora: Lilian Stein.
Idade de Aplicação: criança em fase escolar: 1ª a 6ª.
População: crianças.
Forma de aplicação ( individual ou em grupo): individual.
Objetivo: tem objetivo de avaliar as crianças em idade escolar de 1ª a 6ª série
com medição pedagógica e psicopedagógica.
Materiais utilizados: ficha contendo três subtestes (escrita, aritmética e
leitura), lápis, borracha e uma ficha para o avaliador preencher.
Método Horizonte
Autora: Neide Lian Branco Martins.
Idade de aplicação: crianças,jovens e adultos em fase de alfabetização.
População: crianças, jovens e adultos.
Forma de aplicação: individual ou em grupo.
Objetivo: sondar as habilidades para a alfabetização, coordenação motora,
atenção e concentração.
Teste das quatro
palavras e uma frase
Autora: Emilia Ferreiro, Ana Teberosky.
Idade de aplicação: criança em fase escolar.
População: crianças não alfabetizadas.
Forma de aplicação (individual ou em grupo): individual
Objetivo: avaliar níveis conceituais de palavras silábicas, ditado e escrito da
criança.
Materiais utilizados: folha de sulfite com desenho de figuras ou não e com
espaço para a criança escrever, uma família semântica, uma frase, lápis e
borracha.
Instrumento de avaliação do repertório básico para alfabetização- IAR
Autor: Sérgio Antonia da Silva Leite.
Idade de aplicação: idade pré-escolar e escolar.
População:crianças em condição de iniciar a alfabetização.
Forma de aplicação: individual ou em grupo.
Objetivo: avalia repertorio comportamental, escrita e leitura.
Materiais utilizados: Ficha com os testes que abrange 13 áreas que envolvem
habilidades e conceitos considerados pré-requisitos fundamentais para a
alfabetização (I- esquema corporal, II- lateralidade, III- posição, IV-direção,
V- espaço, VII- quantidade, VIII- forma, IX- discriminação visual, X-
discriminação auditiva, XI- verbalização de palavras, XII- análise/síntese,
XIII- coordenação motora fina) lápis de cor, lápis e borracha.
Protocolo de avaliação de habilidades
cognitivo- linguísticas
Autora: Simone Aparecida Capellini e Ian Smythe.
Idade de aplicação: idade escolar.
População:criança com atraso escolar.
Forma de aplicação: individual ou em grupo.
Objetivo: avaliar matemática, leitura e escrita.
Materiais utilizados: folha de papel A4, lápis, borracha e folha de respostas.
Prova da Consciência Fonológica
Autor: Fernando Capovilla e Alessandra
Capovilla.
Idade de aplicação: crianças alfabetizadas.
População:criança sem conhecimento fonológico e dificuldade para relacionar o
som e/ou símbolos nas palavras correspondentes.
Forma de aplicação (individual ou em grupo):individual.
Objetivo: avaliar a síntese silábica e fonética, aliteração, segmentação
silábica e fonética, entre outras.
Materiais utilizados: folha de resposta,
lápis e borracha.
Teste de Audibilização
Autor: Clarissa Golbert
Idade de aplicação: criança em fase escolar
Forma de aplicação ( individual ou em grupo): individual
Objetivo: sondar a capacidade de audibilização em crianças em fase de aquisição
de escrita.
Materiais utilizados: teste composto por 112 itens (discriminação fonemática
=24 pontos, memória= 36 pontos, conceituação=52 pontos), laminas com figuras.
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