terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sessão filmes


        Os vídeos, documentários em especial os filmes, são uma ótima opção de estratégia para sensibilizar as pessoas sobre questões voltadas a deficiência e a inclusão. Eles retratam de maneira dinâmica aspectos que ajudam a entender e conhecer melhor a deficiência, dessa forma é um ótimo material a ser trabalhado em cursos de formação continuada, e até mesmo com alunos que podem receber em sua sala um colega com deficiência.
        Com isso disponibilizamos aqui algumas dicas de filmes que retratam a Deficiência Intelectual.

Filmes Indicados

A HISTÓRIA DE LORETTA CLAIBOORNE
Loretta Claiborne é uma jovem negra norte-americana - hoje famosa internacionalmente - que nasceu com problemas mentais, visuais, físicos e sociais. Nada a interessava, a não ser correr. Resolvidas partes de seus problemas, com grande esforço pessoal e incentivo contínuo de uma assistente social da equipe de educação que atendia famílias pobres, superou suas dificuldades e inscreveu-se numa organização chamada Special Olympics. Lutou muito para chegar a disputar corridas em nível nacional.

AS CHAVES DA CASA
Um homem vai conhecer pela primeira vez o filho já adolescente. O menino, no entanto, sofre de deficiência física e mental, o que não impede de nascer um belo e delicado relacionamento entre eles.

ESTAMIRA
A Estamira que dá nome ao documentário tem 63 anos. Com problemas mentais, ela trabalha há mais de duas décadas no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. O filme traça um perfil dessa interessante mulher com problemas mentais, colocando em pauta assuntos como a saúde pública, a vida nos aterros carioca, e a miséria brasileira.

FORREST GUMP O CONTADOR DE HISTÓRIAS
Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate. É o relato da história de um homem que leva o telespectador a questiona a deficiência mental.

GIDEON UM ANJO EM NOSSAS VIDAS
Gideon é um homem simples, alegre, mas com a idade mental de uma criança. Ele tem uma vida tranqüila no interior dos EUA, onde mora ao lado de sua tia. Tudo vai bem até o dia em que ela resolve se casar e interna Gideon em um asilo para idosos. De uma hora para outra o rapaz é obrigado a conviver com pessoas que perderam a esperança de vida.

MEU NAMORADO PUNPKIN
Carolyn McDuffy é uma típica patricinha universitária americana, membro da fraternidade Alfa Omega PI. Ela e suas companheiras têm como principal objetivo derrotar a casa Tri - Omega na disputa anual das fraternidades. Para agradar o conselho eleitor, as moças decidem ajudar no treinamento de atletas deficientes para as Para-Olimpíadas da universidade. Carolyn fica encarregada de um jovem chamado Punpkin Romanoff. A princípio sem paciência para a tarefa, Carolyn vai aos poucos se aproximando do rapaz, cativada por sua calma e honestidade. Para surpresa de suas amigas, de seu namorado e da própria, Carolyn e Pumpkin se apaixonam.

MEU NOME É RÁDIO
O filme relata a amizade entre um técnico de futebol americano e um jovem com deficiência mental.

PODER DA EMOÇÃO
O filme mostra uma garota de 10 anos que cria uma forte amizade com um homem com problemas mentais, cuja mãe pensa em deixar sob os cuidados de um profissional.

OS DOIS MUNDOS DE CHARLY
Charly, um homem de 30 anos com retardado mental, que trabalha numa padaria. Dois pesquisadores, um neurocirurgião e uma psiquiatra, o convidam a participar de um experimento, antes só testado em ratos, que aumenta a inteligência. A experiência supera as expectativas, e Charly se torna um gênio. A nova situação muda sua vida, e ele pede sua professora em casamento. Mas ele observa que a inteligência do rato começa a regredir, e deduz que logo o mesmo ocorrerá com ele



REFLEXO DA AMIZADE
Para se acertar com a esposa e o filho de 13 anos, o artista plástico Tom Warshaw, que leva uma vida boêmia em Paris, volta aos seus 13 anos no Greenwich Village, em Nova York. Ele rememora a depressão da mãe, a amizade com o deficiente Pappas, o primeiro amor e a tragédia que mudou sua vida.

SIMPLES COMO AMAR
Após passar alguns anos em uma escola especial, Carla Tate foi "graduada" e poderá voltar para casa de seus pais em São Francisco. Mas, apesar de ser intelectualmente limitada, planeja morar sozinha, ter uma vida independente e também se libertar da presença da mãe, que a vigia de forma sufocante. Este desejo de ter seu próprio apartamento é aumentado quando conhece Danny McMann, um jovem que como ela é mentalmente "lento", mas mora sozinho.

UM AMOR MUITO ESPECIAL (A special kind of love)
Uma família vive o problema de ter um filho deficiente mental, que é agravado pela morte da avó, que cuida do garoto. Porém, ele dá uma lição de amor e força de vontade quando, fascinado por esportes, aprende a correr e acaba sendo classificado para os jogos olímpicos para deficientes.

UMA LIÇÃO DE AMOR
Ao ter a guarda de sua filha retirada, um homem com deficiência mental recebe a ajuda de uma advogada para provar que pode ser responsável por sua criação.  Recebeu uma indicação ao Oscar.

O ENIGMA DE KASPAR HAUSER
O filme inicia mostrando um jovem acorrentado em um porão, alimentado por um homem misterioso. O prisioneiro brinca com um cavalo de madeira, e o nome do objeto é a única palavra que pronuncia: cavalo. O homem quer que o jovem aprenda e escrever e lhe dá papel e tinta. O jovem aprende a escrever seu nome, Kaspar Hauser.
Depois, o misterioso homem retira Kaspar do porão durante a noite e o deixa numa cidade próxima (Nuremberg), em 1828, com uma carta para o oficial da guarda. Perplexos com a figura, os moradores o deixam prisioneiro numa torre. O rapaz não é violento e se mostra inteligente, surgindo rumores de que ele pertença à nobreza. Durante dois anos, ele amplia seu vocabulário ensinado por uma família que o ajuda e por um padre. Ele aprende facilmente música, tricô e jardinagem, mas é um fracasso em compreender as convenções da época, principalmente às ligadas à sociedade, ciência e religião.

MEU PÉ ESQUERDO

Relata o caso de paralisia cerebral em que o portador de necessidades especiais se torna uma figura central na estrutura familiar. Enfoca interações familiares e sociais, além de atendimentos especializados pelos quais passa o sujeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário