Quando se trabalha com alunos com deficiência
intelectual é muito importante que se conheça suas particularidades, em que
pode-se partilhar de algumas práticas para que o aluno consiga aprender, sendo
elas:
- O professor pode quebrar as atividades em pequenos
passos, com o intuito de o aluno realizar as atividades de acordo com seu ritmo.
- O professor pode trabalhar os conteúdos acadêmicos
e de vida diária partindo do concreto, utilizando objetos e imagens. Além
disso, é importante que se trabalhe a generalização dos conteúdos, dificuldade
que se faz presente em grande parte dos alunos com deficiência intelectual.
- O professor deve proporcionar meios para que o
aluno com deficiência intelectual possa se sentir parte integrante da sala de
aula, fazendo atividades com todos os outros alunos e estabelecendo amizades.
- O professor deve sempre observar quais são os
pontos que o aluno tem maior facilidade, com o intuito de partir do mais
simples para pontos mais complexos.
- O professor não deve se atentar apenas para o
diagnóstico do aluno, que muitas vezes pode trazer uma impressão que o aluno
não vai conseguir aprender, mas é importante que o professor olhe para as
potencialidades do aluno.
- O professor pode adotar o sistema de tutorias, em
que um aluno ajuda o outro nas atividades, podendo beneficiar todos os alunos
da sala, não apenas o aluno com deficiência intelectual.
Meu aluno
com deficiência intelectual precisa de adaptações curriculares?
Sim, o aluno com deficiência intelectual vai precisar
de algumas adaptações, mas é preciso lembrar que cada aluno é diferente do
outro, então as adaptações podem variar, como o conteúdo, o material e até
mesmo o grau de ajuda.
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