terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Algumas dicas para o professor...


Quando se trabalha com alunos com deficiência intelectual é muito importante que se conheça suas particularidades, em que pode-se partilhar de algumas práticas para que o aluno consiga aprender, sendo elas:

- O professor pode quebrar as atividades em pequenos passos, com o intuito de o aluno realizar as atividades de acordo com seu ritmo.

- O professor pode trabalhar os conteúdos acadêmicos e de vida diária partindo do concreto, utilizando objetos e imagens. Além disso, é importante que se trabalhe a generalização dos conteúdos, dificuldade que se faz presente em grande parte dos alunos com deficiência intelectual.

- O professor deve proporcionar meios para que o aluno com deficiência intelectual possa se sentir parte integrante da sala de aula, fazendo atividades com todos os outros alunos e estabelecendo amizades.

- O professor deve sempre observar quais são os pontos que o aluno tem maior facilidade, com o intuito de partir do mais simples para pontos mais complexos.

- O professor não deve se atentar apenas para o diagnóstico do aluno, que muitas vezes pode trazer uma impressão que o aluno não vai conseguir aprender, mas é importante que o professor olhe para as potencialidades do aluno.

- O professor pode adotar o sistema de tutorias, em que um aluno ajuda o outro nas atividades, podendo beneficiar todos os alunos da sala, não apenas o aluno com deficiência intelectual.


Meu aluno com deficiência intelectual precisa de adaptações curriculares?

Sim, o aluno com deficiência intelectual vai precisar de algumas adaptações, mas é preciso lembrar que cada aluno é diferente do outro, então as adaptações podem variar, como o conteúdo, o material e até mesmo o grau de ajuda.

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